domingo, 17 de fevereiro de 2008

Para inglês vê e apreciar

Durante visita ao Centro de Saúde nº 11, em Brasília, o ministro da Saúde do Reino Unido, Alan Johnson, conheceu aspectos da experiência brasileira no enfretamento à epidemia. Brasil e Reino Unido realizam cooperação nessa área desde 2001. O serviço de saúde visitado pelo ministro inglês é considerado referência no atendimento a pessoas com HIV e AIDS no Distrito Federal.

Segundo o Portal AIDS, do Ministério da Saúde, Alan Johnson ressaltou a importância do programa brasileiro, que ele considera um dos melhores do mundo e destacou o que considera o tripé do sucesso da resposta brasileira: o acesso universal, a ênfase na prevenção e a participação da sociedade civil.

Sua presença no Brasil tem como objetivo aprofundar o conhecimento no campo de saúde no País e desenvolver acordos bilaterais de cooperação, em especial na área de atenção primária à saúde. De acordo com a informação, a agência britânica para o desenvolvimento internacional (DFID) é importante parceira no apoio técnico e financeiro às atividades do Centro Internacional de Cooperação Técnica em HIV/AIDS (CICT).

O CICT é uma iniciativa do Governo Brasileiro e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (UNAIDS). Tem como objetivo principal fortalecer a capacidade de resposta à aids nos países em desenvolvimento por meio da cooperação técnica horizontal. O CICT trabalha com uma rede de 74 instituições governamentais e não-governamentais do Brasil e de outros países em desenvolvimento para o atendimento de demandas de cooperação.

Nenhum comentário: