terça-feira, 1 de setembro de 2009

I MOstra BiVolt! de Cinema da Diversidade

Inédito, fora do comum, nunca visto, original. Assim podemos classificar a I Mostra BiVolt! de Cinema da Diversidade, prevista para acontecer entre os dias 04 a 8 de outubro, através da parceria com o Cine Sesi. Pajuçara. A ideia da I Mostra BiVolt! de Cinema da Diversidade é, através da sétima arte, trazer o tema diversidade sexual para a programação dos cinemas da capital. Isso num primeiro momento. Num segundo momento, a proposta dos seus idealizadores é distrair esse segmento, que tem sido o alvo perfeito de violência e violação dos direitos sociais promovidas por nossa sociedade sexista, que agride, além dos LGBTs, as mulheres, crianças, idosos, negros, índios...
A I Mostra BiVolt! de Cinema da Diversidade é uma atividade que integra as comemorações do segundo aniversário da coluna BiVolt! - um projeto editorial inusitado na imprensa local de inclusão social e respeito às diferenças, que rendeu ao seu editor (o jornalista Álvaro Brandão) o VIII Prêmio Renildo José dos Santos de Direitos Humanos/2008. A I Mostra BiVolt! de Cinema da Diversidade é parte também da programação da Semana do Orgulhos Gay de Maceió.
Com todo esse respaldo, a I Mostra BiVolt! de Cinema da Diversidade tem tudo para dá certo e entrar definitivamente no calendário oficial do cinema do Espaço Cultural do Sesi. Durante cinco dias, serão exibidos, sempre no horário das 19h, um curta e um longa, que contemplem as quatro letras que identificam o segmento.
Para esta primeira vez, foi feita a seguinte seleção:
Dia 04/10: Abertura
19h - Curta: Os Sapatos de Aristeu
Longa: De Repente, Califórnia
O filme retrata a trajetória de Zach (Trevor Wright), um promissor desenhista que tem de pesar a construção de sua própria identidade com as demandas externas, entre elas ajudar a sua irmã egoísta, sustentar a casa, cuidar do sobrinho. A mais importante de todas: assumir a homossexualidade e aceitar o que representa Shaun (Brad Rowe) em sua vida.
Dia 05/10:
19h - Curta: Amanda & Munick
Longa: A Lei do Desejo
Quando seus pais se separam, Tino, que foi molestado por seu pai, faz uma cirurgia e vira Tina (Carmem Maura). Seu irmão Pablo (Eusebio Poncela), cineasta que usa muita cocaína, tenta seduzir um moço, mas um crime muda a vida dos três. Enquanto isso, Tina mantém relação amorosa com o pai, sem seu irmão saber.
Dia 06/10
19h - Curta: Café com Leite
Longa: Plata Quemada
Baseado em uma história real, Plata Quemada narra o espetacular crime ocorrido em 1965, que manteve dois países como reféns do terror por dois meses. Conhecidos como "Os Gêmeos", Angel e Nene são dois amigos inseparáveis. Dois matadores que assaltam o caminhão que transporta os pagamentos da cidade de San Fernando. São sete milhões em jogo. Depois do crime eles decidem fugir para o Uruguai, até que passe a febre dos policiais sedentos por vingança. Lá, se escondem em um apartamento emprestado por um mafioso, sabendo que não devem aparecer enquanto esperam documentos fraudados para fugir ao Brasil. Porém, os documentos não chegam, eles não agüentam a clausura e na noite uruguaia, cada um sairá em busca de sua sorte. "Plata Quemada" é uma história de amor, desencontros e solidão que se unem em vidas levadas ao limite.
Dia 07/10
19h - Curta:
Longa: As Testemunhas
Em 1984, o médico de meia-idade Adrien (Michel Blanc) conhece durante uma viagem de verão o jovem Manu (Johan Libéreau), por quem desenvolve uma paixão platônica. No mesmo local, eles conhecem o casal formado pela escritora Sarah (Emmanuelle Béart) e o policial Mehdi (Sami Bouajila). No verão seguinte, após a chegada da Aids dentro da comunidade homossexual parisiense, eles se reencontram na mesma cidade.
Dia 08/10
19h - Curta: Alguma Coisa Assim
Longa: Meu Amor de Verão
No interior de Yorkshire, Mona (Nathalie Presse) garota trabalhadora que se interessa por atividades masculina conhece a exótica e mimada Tasmin (Emily Blunt). Na chegada do verão, as duas jovens descobrem que tem muito mais que aprenderem e explorarem juntas. Contatos para aprofundar o tema? Marcos César Sampaio de Araújo Coordenador Cine SESI Pajuçara (Maceió-AL) (82) 9371 2740 3235-5191 Álvaro Brandão Idealizador da Mostra e editor da coluna BiVolt! (82) 9124 7565

Um comentário:

Diego disse...

Assisti o Shelter, é muto bom.

Bacana o post.

Até +

Diego Lima
http://www.blogdodiego.net