quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aids sob a ótica da ciência

O Departamento de DST e Aids vai selecionar 12 artigos que abordem o perfil do HIV/aids e DST no Brasil. Os textos sobre os aspectos epidemiológicos das doenças, além de inéditos, deverão conter subsídios para melhor entendimento da epidemia no país. Os trabalhos deverão retratar populações vulneráveis (gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e usuários de drogas injetáveis).
As linhas de pesquisas da chamada estão divididas em: Impacto demográfico do HIV e da aids; Populações vulneráveis à infecção pelo HIV ; Impacto do HIV e da aids Comportamento, atitudes e práticas da população brasileira frente ao HIV e à aids Transmissão vertical do HIV; Transmissão vertical da sífilis; Epidemiologia da sífilis adquirida, síndrome do corrimento uretral masculino, HTLV e HPV.
Uma comissão julgadora formada por especialistas da área ficará responsável pela conferência e classificação do material submetido à seleção. Além dos aspectos técnico-científicos serão levados em conta relevância, resultados e conclusões das publicações. Cada candidato poderá apresentar apenas um artigo como autor principal.
Os autores principais dos 12 artigos escolhidos receberão um prêmio de R$ 2,5 mil. As obras passarão a ser propriedade do Ministério da Saúde, sujeitas à reprodução parcial ou total, mantidas a autoria e referência. Além disso, o material será submetido à seleção para possível publicação em edição especial dos Cadernos de Saúde Pública, da Fiocruz.
Os demais procedimentos do processo seletivo bem como o endereço para envio de propostas podem ser consultados na convocatória da chamada para seleção disponível no Portal Aids. A inscrição encerra no dia 21 de setembro, data limite para postagem do trabalho. O resultado será divulgado por meio do site até o dia 16 de novembro.

Nenhum comentário: