domingo, 17 de junho de 2007

NA FRANÇA, BONECA É BRINQUEDO DE MENINO TAMBÉM

A rede de lojas de brinquedos Corolle na França está criando oficinas para que meninos e meninas se divirtam lado a lado brincando com bonecas. A primeira oficina ocorreu em Paris, onde garotos e garotas acima de três anos brincaram em um ateliê cercado de bonecas, berços e ambientes que simularam o espaço doméstico. As crianças brincaram de dar comida, banho e berço a suas respectivas bonecas. Depois, comeram lanche e ganharam presentes da mais conhecida marca de brinquedos do país.

As oficinas estão sendo realizadas em meio a um impasse no setor de brinquedos tradicionais na França. No ano passado, a venda de bonecas caiu mais de 10%, segundo estimativas publicadas no jornal Le Figaro.

Mas a Corolle lembra que sua linha para garotos já existia antes das oficinas.

"Hoje, o pai coloca o seu bebê no ombro, o leva ao pediatra, e tira todas as grandes e pequenas dúvidas que tem. Não hesita em perguntar como cortar as unhas do seu filho, que produto utilizar para a pele", diz a pediatra Edwige Antier, autora de um livro sobre o tema, em material de divulgação da empresa.

Para a pediatra, "não é o brinquedo que influencia a sexualidade da criança. Mas o uso do brinquedo é determinante para a identidade dela".

Nenhum comentário: