domingo, 3 de junho de 2007

ONG lança campanha sobre anabolizantes

Preocupada com o uso de anabolizantes, produto bastante disseminado em parte da comunidade gay brasileira e também pensando na agressão que este tipo de substância provoca no organismo de que a usa, a ONG Estruturação está lançando uma campanha de alerta, com o apoio do Programa Nacional de Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, via Unesco.

A entidade faz alerta “sobre a possibilidade de contaminação pela enfermidade ao compartilhar seringas e agulhas ou ao reinserir esse material usado nos recipientes dos anabolizantes e fazer uso do líquido restante em caso de utilização de mais de uma pessoa", explica a ONG.

Segundo Milton Santos, coordenador do projeto, a ação ocorre pelo fato do uso de anabolizantes ser cada vez mais comum e por conta da falta total de informações de gays e homens bissexuais sobre o risco de infecção por hepatite virais por essa via.

"A campanha informa sobre o perigo que é utilizar anabolizantes, claro, mas se a pessoa quiser ainda usar que pelo menos saiba como se prevenir da infecção por hepatite. Esse tipo de estratégia é chamado de redução de danos, que é, literalmente, diminuir o perigo de algo que vai prejudicar o organismo de uma forma”, explica.

Nenhum comentário: