domingo, 27 de maio de 2007

Comerciais para gay geram polêmica na publiciada britânica

Os comerciais com temas gays são campeões de reclamações na Inglaterra. Segundo o portal da BBC, um beijo gay veiculado durante a programação infantil da TV, um texto relacionando violência homofóbica e religião e um homem cavalgando um cachorro estão entre as propagandas mais polêmicas do ano passado na Grã-Bretanha e que geraram o maior número de reclamações à ASA (Advertising Standards Authority), a agência que regula o setor no país.

A propaganda que gerou o maior número de reclamações – 553 – foi uma publicidade da Associação dos Policiais Gays com um texto que relaciona a violência homofóbica às motivações religiosas, ao lado da imagem de uma Bíblia e de uma poça de sangue.

A ASA acatou as reclamações e considerou a propaganda ofensiva e enganosa ao fazer uma relação que nunca foi provada estatisticamente.

A temática do homossexualismo e da “glamourização” da violência estão presentes em grande parte das propagandas que geraram reclamações à ASA no ano passado.

Um dos anúncios, da grife italiana Dolce & Gabbana, veiculado na TV, mostra um casal de homens se beijando brevemente. Ele foi o décimo mais contestado, com 89 reclamações.

A ASA aceitou parcialmente a reclamação, ao concluir que o maior problema foi a veiculação da propaganda durante o horário da programação destinado a produções infantis.

Os temas que provocaram mais reclamações revelam as preocupações atuais do público, servindo como um barômetro das sensibilidades dos britânicos hoje em dia.

Nos anos 1970, as pessoas queixavam-se de coisas como “a depravação do sexo, a pornografia e as coisas sórdidas em geral”.

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