segunda-feira, 14 de maio de 2007

The Post-Pop superstar: Um estudo detalhado da obra de Jeff Koons

De retorcido a kitsch e também conceitual, a arte de Jeff Koons é qualquer coisa, menos uma obra conformista. Casado com a estrela pornô Cicciolina, ele começou a se destacar no cenário artístico nos anos 80, com as esculturas de sopro e brinquedo de aço. Peças que conferiram a Koons a fama de bad boy - uma reputação que ele confirmou no início dos anos 90, com trabalhos que tinham o sexo, inspirado pela tórrida relação com a estrela e política italiana. Durante esta fase tórrida, ele mudou radicalmente de técnica e produziu a obra o Filhote de cachorro de gargantuan, com 43 pés de altura, um cachorro da raça terrier, que agora reside no Museu de Guggenheim em Bilbao, Espanha. A exploração de Koons do banal, na incorporação e/ou na valorização do kitsch e as imagens de estouro, se tornou a marca registrada dele; o trabalho de Koons regiostra ofertas de milhões de dólares em leilões, consolidando a posição dele na vanguarda da arte contemporânea. O livro, uma monografia exaustiva, começa com uma composição biográfica, feita pela revista de Entrevista, com o edito - chefe Ingrid Sischy, que inclui o trabalho dele num contexto e conta sua história pessoal. Há também um texto assinado por Eckhard Schneider, que analisa Koons de uma perspectiva européia. Organizado em capítulos cronológicos através de grupos de trabalho, o texto central do livro caracteriza o historiador de arte e crítico as análises detalhadas de Katy Siegel ao lado de centenas de imagens em formato grande que localizam a carreira de Koons de 1979 até hoje.

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