quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Comissão Européia aprova pílula única para tratar HIV

Segundo o site da BBC Brasil, a Comissão Européia aprovou um tratamento para infecção por HIV, vírus que causa a Aids, que envolve a ingestão de um único comprimido por dia. De acordo com a informação, o medicamento chama-se Atripla, combina três drogas já existente e está sendo qualificado como uma revolução no tratamento de pacientes soropositivos. Ele foi criado em uma colaboração entre três laboratórios rivais (Gilead Sciences, Bristol-Myers Squibb e Merck).

O Atripla representa uma revolução. Quando os remédios, para conter o HIV foram lançados, em 1996, pacientes infectados (ou soropositivos) tinham que ingerir até 30 comprimidos com o estômago vazio em diferentes horários ao longo do dia.

Muitos pacientes acharam difícil manter o tratamento. Agora, para alguns deles, continuar a medicação será tão simples quanto ingerir um único comprimido todos os dias.

Os fabricantes de Atripla destacam, contudo, que a pílula é um tratamento para soropositivos, e não uma cura. Sua ingestão não implica na redução do risco de transmissão do vírus.

A aprovação do uso do medicamento pelas autoridades européias faz com que Atripla seja disponibilizado inicialmente para soropositivos na Alemanha, na Áustria e na Grã-Bretanha.

Nenhum comentário: