domingo, 16 de dezembro de 2007

Espanha exibe obra de Robert Mapplethorpe

Madri inaugura nesta semana uma grande exposição dedicada aos trabalhos do fotógrafo americano Robert Mapplethorpe. Segundo o site BBC Brasil, o fotógrafo é famoso pelas suas fotos de pessoas nuas e símbolo da luta pela liberdade de expressão nos anos 70 e 80. A mostra chama-se Vanitas (Vaidade, em latim) e apresenta diversas faces da nudez em humanos e objetos, tema preferido de Mapplethorpe.

São36 fotografias em preto e branco, com imagens de mulheres e homens nus com seus órgãos genitais em primeiro plano. E ainda, com práticas sadomasoquistas, estátuas que evocam a sexualidade e objetos fálicos como uma berinjela e uma escultura de cristal, também ganham destaque na exposição, na galeria Pepe Cobo.

O fotógrafo, que morreu de Aids em 1988, defendeu a prática do sexo sem tabus num período caracterizado pelo conservadorismo do presidente republicano Ronald Reagan.

Mapplethorpe foi rotulado de “maldito” e “obsceno”.

Uma novidade. A exposição termina com uma série de auto-retratos, outra especialidade do fotógrafo. Há uma foto, a última da carreira como fotógrafo, em que aparece afetado por sintomas causados pelo vírus HIV, pouco antes de falecer.

Nenhum comentário: