domingo, 23 de dezembro de 2007

GGAL e a Diversidade Sexual

Durante a I Conferência Estadual de Educação Básica, promovida pela Secretaria de Estado da Educação e Esporte, que aconteceu nos dias 19 a 21 de dezembro, no auditório do CEFET, teve mesa temática sobre Educação e Diversidade: as questões de gênero e da identidade sexual. Participaram do debate como expositores Marcelo Nascimento (militante gay e fundador do GGAL) e a professora Maria Aparecida Batista de Oliveira (UFAL),

O objetivo do encontro científico foi o de debater propostas para os diversos sistemas nacional e estadual de ensino. “É um anseio da sociedade e a garantia de que os segmentos sociais podem dizer o que esperam da educação na melhoria do desenvolvimento do Estado e na formação das nossas crianças, jovens e adultos”, sentenciou Neilton Nunes, superintendente de Ensino Básico da Secretária de Estado da Educação.

Segundo nota divulgada pelo GGAL, durante sua fala, Marcelo fez referência da importância da comunidade escolar começar a respeitar o direito a livre expressão sexual dos indivíduos,” sem preconceito ou discriminação de qualquer tipo, já que a escola deve promover sistemas inclusivos que contemplem a diversidade, tendo como principio fundamental a garantia do direito à diversidade étnico-racial, de gênero, de idade e de orientação sexual, bem como a garantia do direito de alunos com deficiência e transtornos, promovendo o respeito às diferenças”, disse a nota.

A I Conferência Estadual de Educação Básica ajudou também a eleger os 25 delegados estaduais para a conferência nacional, que acontece em abril do próximo ano, em Brasília.

Nenhum comentário: