domingo, 9 de março de 2008

Novo medicamento revoluciona tratamento de combate ao HIV

Usando como princípio ativo uma substância chamada maraviroque, o laboratório Pfizer lança no Brasil um novo medicamento destinado a pacientes portadores do vírus HIV com o nome comercial de Celsentri. O novo remédio atende àqueles que desenvolvem resistência ou que não toleram tratamentos convencionais, como o coquetel anti-Aids.

O laboratório explicou que o maraviroque pertence a uma nova classe de drogas conhecidas como antagonistas do co-receptor CCR5 e é indicado para cerca de 50% dos pacientes que apresentam resistência ao coquetel. O CCR5 é uma das duas portas de entrada do HIV na hora em que o vírus ataca células humanas sadias. A outra porta é o co-receptor CXCR4. No decorrer da infecção, o HIV apresenta afinidade por um ou outro co-receptor. O maraviroque atua somente nos casos em que a afinidade se desenvolve pelo CCR5.

A principal vantagem do novo medicamento que ele impede a entrada dos vírus nas células. Dessa forma, os linfócitos CD4 não chegam a ser infectados e o HIV não consegue se multiplicar. Com isso, há uma redução na carga viral (contagem de vírus no sangue) e o aumento do número de células de defesa.

Segundo o Pfizer, entre 40% e 60% dos pacientes apresentam resistência ao coquetel anti-Aids porque são portadores do vírus que usa como porta de entrada o co-receptor CCR5.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.