quarta-feira, 26 de março de 2008

Plano inédito estabelece metas para combater a aids entre gays, HSH e travestis

Entre uma morte e outra por causa da dengue na cidade do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde lançou, pela primeira vez, um plano de ações para conter a incidência da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis entre gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e travestis. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (25). Segundo o ministro José Gomes Temporão, medida é importantíssima. “É fundamental reconhecer a magnitude da Aids entre essa população e priorizar ações efetivas nessa área”.

A metodologia é assim. O plano tem oito objetivos para gays e outros HSH e seis para travestis. No documento, são priorizados temas como a redução das vulnerabilidades associadas à orientação sexual, a garantia do acesso à prevenção da Aids, a ampliação de informações sobre essa população e a garantia de ações nas três esferas de governo. Estudos de comportamento sexual do Ministério da Saúde indicam que gays e HSH têm 11 vezes mais chances de serem infectados pelo HIV do que homens heterossexuais.

Na ocasião, também foi lançada ação educativa para esse público específico, que vai distribuir 100 mil cartazes adesivos e 500 mil folhetos com informações sobre DST/Aids e o uso correto do preservativo. As peças serão enviadas às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, que se encarregam de fazer a distribuição local.

Segundo informação, o material gráfico enfoca a linguagem e a identidade da população definida como público-alvo. Cartazes e folhetos serão distribuídos em bares, boates, festas e espaços de freqüência gay, além de organizações da sociedade civil que trabalham com o público.

O plano é resultado da parceria do Ministério da Saúde, com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e organizações da sociedade civil, o plano esteve sob consulta pública em junho de 2007. A versão final foi elaborada a partir das diretrizes estabelecidas no Programa Brasil sem Homofobia, lançado em 2004. O plano está disponível no site www.aids.gov.br, em “Documentos e Publicações”.

Nenhum comentário: