domingo, 18 de maio de 2008

Islandês exibe coleção de pênis. Para que?

O islandês Sigurdur Hjartarson (foto) criou um museu inédito no mundo ocidental. O Museu Falológico, que tem como proposta oferecer aos visitantes uma visão mais detida a respeito do que há de grande e de pequeno em termos do órgão sexual masculino. De acordo com a agência Reuters, o museu reúne 261 órgãos preservados de 90 espécies diferentes. Falta um exemplar da espécie humana.

Segundo informação, a coleção dele começou a ser formada em 1974, com um único pênis de boi que se parece com um chicote de equitação. O maior deles, de uma baleia cachalote, pesa 70 quilos e possui 1,7 m de comprimento. O menor, o osso peniano de um hamster, com apenas 2 milímetros de comprimento, precisa de uma lente de aumento para ser visto.

Os pênis, doados em sua maioria por pescadores, caçadores e biólogos, ficam dentro de jarros de vidro preenchidos com formol. Ou ficam dependurados nas paredes após passarem por um processo de ressecamento, criando uma atmosfera que lembra a de um laboratório misturado com uma sala de troféus.

Hjartarson começou a colecionar os pênis 24 anos atrás, quando trabalhava como administrador de uma escola, nem de longe imaginando que um dia seria dono de um museu dedicado ao assunto.

"Aquilo era apenas um hobby", disse, acrescentando que a coleção ficou relegada ao escritório dele até a criação do museu.

A respeito da ausência de um pênis da espécie humana na coleção do museu, o problema já tem prazo para ser sanado. Um alemão, um norte-americano, um islandês e um britânico prometeram doar seus órgãos genitais quando morrerem, segundo certificados exibidos pelo museu.

Um comentário:

josé guilherme disse...

MUITO INTERESSANTE ESTA COLEÇÃO DE PÊNIS. ESTE ÓRGÃO DESPERTOU E SEMPRE DESPERTARÁ A CURIOSIDADE, PRAZER E DESPEITO DE MUITOS POVOS E CULTURAS.