domingo, 20 de abril de 2008

Uma nova mulher

Um sueco de 73 anos acordou nesta sexta-feira como mulher, tornando-se a pessoa mais velha do mundo a trocar de sexo. A cirurgia de troca de sexo foi concluída na quinta-feira no prestigiado Instituto Karolinska, na capital sueca. Os médicos não quiseram fazer comentários, mas a informação sobre o sucesso da operação foi dada à BBC Brasil pelo próprio paciente, em entrevista por telefone do quarto do hospital onde se recupera da cirurgia.

"Agora sou finalmente uma mulher", disse Loise à BBC Brasil. Sua identidade não pode ser revelada, segundo recomendação dos médicos. "Sempre me senti como uma mulher, mas agora tenho o corpo de uma mulher", acrescentou ela.

A nova mulher deverá deixar o hospital já na próxima semana. Mas continuará a proteger sua identidade. Porque? Leia o que ela diz. "Tenho medo", confessou Loise de seu quarto no hospital. "Gostaria que as pessoas me aceitassem como sou. Mas a verdade é que corro o risco de ser até assassinada por pessoas que simplesmente não aceitam a minha verdade."

Loise contou à BBC que os detalhes de sua operação serão revelados em matéria a ser publicada com exclusividade pelo jornal sueco Aftonbladet na próxima semana, quando ela deixar o hospital.

A BBC Brasil tentou contactar o médico Bengt Lundström, responsável pelo caso de Loise, mas ele não quis fazer comentários. Reiterou, apenas, a razão pela qual autorizou a operação de troca de sexo em um homem que no próximo mês de agosto completará 74 anos de idade.

"Ela (Loise) quer morrer como uma mulher. E este é um desejo válido, que deve ser respeitado", destacou ele.

Nenhum comentário: