sexta-feira, 28 de setembro de 2007

NORDESTE CHIC E COLORIDO

A pinacoteca da Ufal inaugura na próxima quarta-feira (03) a exposição da artista Maria Amélia, uma das mais significativas expressões das artes plástica de Alagoas. Inquieta e dona uma criatividade imensa, sua linguagem utiliza suportes diversos (plástico, madeira, barro...), associada a uma cartela de cores vivas e vibrantes.

Na sua obra, Maria Amélia repagina o velho estilo nordestino de se expressar culturalmente, dando-lhe um toque de modernidade requintada, multicolorida, diversificada, qual a profusão de cores e formas que se vê no Nordeste.

Segundo a curadora Ana Mae Barbosa, sua mais recente criação, as “obras vestimentas” “nos remetem ao corpo biológico pela ausência e ao corpo cultural pela impregnação de elementos: cortes, costuras, bordado, cerâmica, pintura, palavras que se inserem na sociedade de diferentes maneiras, mas encontram na Arte Contemporânea, um território democrático que lhes confere igual valor.”

Enquanto ousa na criação, Maria Amélia imprime uma escritura, que para Ana Mae, “se sobrepõe à matéria pictórica”. No fundo, é um grito de libertação, sina do artista, que, na opinião da curadora, “se alia aos ritmos constantes da vida em permanente transformação”

Na Pinacoteca da Ufal, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. Centro de Maceió.

Nenhum comentário: