sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Proteína pode levar a vacina contra Aids, diz estudo

A ciência, depois do fracasso do laboratório Merck, deu mais um passo em direção ao controle do vírus HIV. Segundo o site da BBC Brasil, pesquisadores italianos afirmam ter descoberto o papel de uma proteína que pode ser fundamental no combate à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis.

A revelação do novo mecanismo imunológico pode até ajudar na criação de uma vacina anti-Aids. De acordo com a informação, a proteína seria capaz de potencializar a criação de anticorpos contra o vírus HIV e pode representar um avanço importante para a medicina.

“A quemoquina, presente no organismo humano e envolvida em processos inflamatórios, estimula as células responsáveis pela imunidade a aumentar a produção da imunoglobulina do tipo A, na região genital, a principal porta de entrada do vírus HIV”, alegou o professor Mario Clerici, do Departamento de Ciência e Tecnologia Biomédica da Universidade de Milão.

Normalmente, este anticorpo já está presente nas mucosas da boca, do intestino e dos órgãos sexuais, mas em quantidades menores.

Nenhum comentário: