terça-feira, 17 de julho de 2007

PAÍS AFRICANO MOBILIZA TODA A POPULAÇÃO PARA COMBATER EPIDEMIA DE HIV/AIDS.

Maláui é um país africano, que tomou uma atitude no mínimo bizarra. O governo pediu nesta semana a todos os seus cidadãos sexualmente ativos que se submetam a um teste de HIV, o vírus causador da Aids. Com isso, o governo local acredita que o comparecimento em massa da população ao chamamento ajudará a combater a pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas cerca de 15% da população do país africano, estimada em 6 milhões de adultos sexualmente ativos, sabem sua situação em relação à doença. A população total do país é estimada em 12 milhões de habitantes e, de acordo com dados oficiais, cerca de 14% são soropositivos. O governo, contudo, não acha este um índice confiável.

Para atingir seus objetivos, a campanha terá duração de uma semana e vai se concentrar particularmente nas comunidades rurais conservadoras, que costumam ser de difícil acesso para os serviços de saúde pública. O governo do Maláui identificou a pandemia de Aids como um de seus maiores desafios. O presidente do país, Bingu Wa Mutharika, disse que a doença é uma grande ameaça aos esforços de tirar a nação da pobreza e que estará satisfeito se um milhão de seus conterrâneos se submeterem ao teste e receberem tratamento anualmente.

Nenhum comentário: